De todos os hábitos a que nos entregamos, um reina sobre todos os outros no que se refere a malefícios quanto ao mundo futuro.
Ê o hábito de ter chefes.
O medo das responsabilidades, o gosto de se encostar aos outros, o jeito mais fácil de não ter que decidir os caminhos fizeram que a cada instante lancemos os olhos à nossa volta em busca do sinal que nos sirva de guia.
Quando surge uma dificuldade de carácter colectivo, a primeira ideia é a de que devia surgir um homem que tomasse sobre os seus ombros o áspero martírio de ser chefe.
Pois bem: pode ser que isto tenha trazido grandes benefícios em outras crises da História; nem vale por outro lado a pena saber o que teria sido a dita História se outras se tivessem apresentado as circunstâncias.
Mas, na presente, a verdadeira salvação só virá no dia em que cada homem se convencer de que tem que ser ele o seu chefe. Ou, dentro dele, Deus.
Agostinho da Silva, in 'Textos e Ensaios Filosóficos'
6 comentários:
Eva concordo com o ponto de vista de que cada um de nós deve ser o "seu próprio chefe" e em certa medida somos. Quando tomamos decisões sobre a nossa vida, seja ela sentimental, familiar, ou até mesmo uma qualquer decisão profissional. No entanto, em sociedade é utópico viver sem os "chefes". Nenhuma multinacional se manteria em pé, nenhum escritória funcionaria convenientemente, já estou a imaginar o pessoal a passar mais tempo no café do que a trabalhar. Agora, quanto a SERMOS CHEFES DAS NOSSAS VIDAS, isso sim! Não deixarmos outros defenirem quem nós somos, não deixarmos o tempo correr depressa demais, termos um maior controlo sobre a nossa vida...nesse sentido acho que devemos aprender a ser mais e cada vez melhor "chefes"
Beijinhos
Quem conhece a sua ignorância revela a mais profunda sapiência. Quem ignora a sua ignorância vive na mais profunda ilusão.
Infelizmente, há homens que nascem para ser mandados...são incapazes de uma acção de comando ou de um assumir de responsabilidades
Olá Eva!
É muito fácil termos alguém que tome decisões difíceis!
Ou achar que existe um ser superior e divino que nos proteje por nós, cabecinhas de alho chôcho não sabermos como agir...
beijos
Há lá um desafio no Cleopatramoon para quem escreve bem. Bjito
Enviar um comentário